Obi é muito importante no culto de Òrìxas. A noz de cola, Obi, é o símbolo da oração no òrun.
É um alimento que toda vez que é oferecido, é sempre precedido por preces.
QUALIDADES DE OBI
Obí Abatá, possui de 3 à 6 cotiledones (gomos), são usados ritualisticamente para inúmeras cerimônias dentro do culto aos Òrìsà e amplamente usado como consulta oracular
Oferenda por excelência de todas as divindades do Panteão Yoruba, com exceção de xango. Os que possuem 4 gomos são os mais empregados nos rituais do bori, deve ser o primeiro alimento oferecido .
O Obí Gbanjá, possui dois cotilédones, e não deve ser usado ritualisticamente, segundo os “padrões convencionais”, já que não possui propriedades sagradas e “àse” para utilizações litúrgicas. Seu uso mais comum são como alimentos, existem sacerdotes que o utilizam em ritualísticas restritas.
Os mais raros são os Obí totalmente branco denominado pelo nome de Obí Efin, somente exigido pelos Òrìsà Funfun e mesmo assim deverá obrigatoriamente possuir mais de 2 gomos.
Obi é um fruto sagrado e insubstituível, sem o qual não faz nenhuma obrigação, nenhuma confirmação de que os Orixás aceitaram as oferendas. A resposta de afirmação do Obi é fundamental para que os ritos possam continuar.
O obi de quatro gomos, o único que deve ser ofertado aos Orixás, chama- se obi abatá.

Apenas nos rituais de Xangô o obi deve ser substituído pelo orobô.
Ao partir o Obi, não se usa faca ou materiais cortantes, somente a prórpria força da mão. Se de forma correta e apertado no lugar certo, as bandas logo cedem e se partem.
A forma correta de se consultar o Obi é:Usar sempre o Obi Abatá (branco de 4 gomos) - Menos Xangô.
Jogar água sobre o Obi estando ainda nas mãos;
Molhar o chão onde será feito a confirmação ou pergunta;
Deve ser feita uma joga apenas.
havendo uma resposta negativa, verifica-se o problema e joga-se novamente;
Não pode-se jogar apenas uma ou duas partes, e sim as quatro partes do Obi;
Ter de cor as falas para identificar o que o Orixá fala.
Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

Publicidad